5 dicas para não errar na hora de comprar um imóvel

Por Eduarda Tolentino, sócia e presidente do conselho da BRZ Empreendimentos

Sinônimo de segurança, independência e liberdade financeira, o sonho da casa própria parece protagonizar os anseios de muitos. De acordo com pesquisa encomendada pela plataforma QuintoAndar e pelo Instituto Datafolha, 87% dos entrevistados evidenciaram esse desejo. Entre os mais jovens (de 21 anos a 24 anos), o percentual chega a 91%; o número estaciona nos 81% na faixa etária de 60 anos ou mais.

A análise escutou 3.186 pessoas em todo país em outubro de 2021. A única opção que empatou com a casa própria foi ter umaprofissão, ambas com média 9,7 em uma escala de 0 a 10. Em seguida estão estabilidade financeira (9,6), plano de saúde (9,2), religião (9), filhos (7,9) e casamento (6,9).

Pesquisas à parte, essa realização é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Por isso, muitas dúvidas surgem na hora da escolha ideal. Afinal, o que devemos considerar? Como elencar as prioridades? Quais são os primeiros passos? Para responder essas e outras incertezas, lanço a seguir cinco dicas que prometem ajudar na empreitada.

Planejamento financeiro antes de tudo 

O óbvio também precisa ser dito. Planeje-se e, mais do que isso, coloque o planejamento financeiro em prática. É muito comum pessoas arquitetarem estratégias para conquistar o sonho da casa própria apenas na cabeça, sem colocar em ação, de fato. A tática aqui pode ser lançar mão de planilhas virtuais ou apps especializados nisso. O importante é definir de que forma é possível investir no imóvel (financiamento, compra à vista etc.), o quanto está disposto a despender, em quanto tempo conseguirá o montante, de quais formas pode alcançar esse objetivo e como cortar despesas, por exemplo.

Que tipo de imóvel procuro? 

Questione-se para definir as suas prioridades. Elas vão ajudar a organizar a busca e refinar a pesquisa. Quais características considera essenciais em um imóvel? Casa ou apartamento, nos grandes centros ou não, em condomínio fechado ou bairros abertos, com ou sem espaço para trabalho remoto e área de lazer? Tudo isso engloba uma etapa superimportante do processo.

Pesquise valores 

Nada de agir por impulso. Afinal, trata-se da realização de um sonho. Então, pesquise sempre a base de preço do metro quadrado da localização escolhida. Esse é um passo que também ajudará na hora da negociação.  

Não tenha pressa para analisar a documentação 

Antes de investir em um imóvel que pode ser seu, é fundamental fazer uma análise aprofundada sobre a documentação. Essa é uma das etapas mais importantes do processo para saber se o espaço está totalmente desenrolado e sem dívidas. Vale ainda contar com a ajuda de alguém da área para “traduzir” os diversos termos que envolvem a papelada.

Procure ajuda profissional 

Na hora de realizar um grande sonho toda ajuda é bem-vinda. Ainda mais se essa realização envolve também a construção personalizada e inovadora da moradia. Nesse caso, contar com a ajuda de incorporadoras é essencial. Uma companhia de renome no mercado pode identificar oportunidades e realizar todos os trâmites e todas as intervenções necessárias para auxiliar a vida e a viabilização do sonho dos compradores.