Casa do Alumínio mostra como o metal agrega sustentabilidade à construção civil

Casa do Alumínio mostra como o metal agrega sustentabilidade à construção civil

O uso do alumínio na construção civil é diverso. O metal está presente em produtos como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, utensílios para a construção, entre outras soluções que agregam beleza e modernidade a projetos arquitetônicos. Mas acima de tudo, o alumínio é um material essencial para empreendimentos mais sustentáveis. Isso porque o metal é 100% reciclável e pode ser infinitamente reutilizado sem perder suas características. 


Para mostrar as múltiplas aplicações do metal, o projeto “Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design”, chegou em Brasília (DF) no dia 25 de agosto e permanece até o dia 31 do mesmo mês. A exposição é aberta ao público e tem entrada gratuita. 


Com realização do Ministério da Cidadania, via Lei de Incentivo à Cultura, o objetivo é mostrar como o alumínio está inserido no dia a dia das pessoas. “O alumínio é largamente aplicado como solução nos chamados ‘green buildings’. Quando aliado a outros materiais, ele propicia um ótimo padrão de isolamento térmico, diminuindo o consumo de energia elétrica, além de permitir inúmeras possibilidades arquitetônicas que favorecem, por exemplo, o melhor aproveitamento da iluminação natural”, explica o presidente executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Milton Rego. 


Experiência


A estrutura da Casa é composta por espaços como quarto, copa, living, banho, varanda e garagem, que são preenchidos com o maior número de itens que tenham o metal em sua composição, desde objetos de arte e utensílios domésticos até estruturas construtivas e acabamentos. Os visitantes poderão ampliar sua experiência por meio de conteúdos disponibilizados em tablets que explicarão os benefícios e aplicações do material em cada item da casa. “Por meio da arte, do design a da arquitetura, nós tentamos mostrar as qualidades do metal e como ele está presente nessas aplicações, destacando-se, seja pela sua aparência, seja pelas características ímpares que ele tem”, explica o diretor cultural da Casa do Alumínio, Flavio Enninger.


A Casa do Alumínio é uma produção da Quattro Projetos e Instituto Cultural Quattro, tem curadoria do Centro Cultural do Alumínio (CCAL), além de chancela da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e patrocínio de suas empresas associadas Alcoa, C0mpanhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro e Novelis. Além dos patrocinadores, o projeto conta com o apoio das seguintes empresas que cederam serviços e materiais para execução e montagem da cenografia: Cebrace, Nespresso, Maxion Wheels, Renault, Screenline e Truckvan.

“Casa do Alumínio – uma experiência de arquitetura, arte e design”

Data e horário: 25 a 31 de agosto de 2019 | das 11h às 19h30 | evento gratuito
Local: Praça Lucio Costa, entrada principal em frente ao Shopping Conjunto Nacional | SDN CNB – Conjunto A – Asa Norte. Brasília (DF)


Por que visitar?


A exposição é uma oportunidade de conhecer mais sobre aplicações do alumínio no cotidiano das pessoas e como o metal propicia benefícios como, por exemplo, a redução de emissões de gases por meio da redução de peso de carros, menor consumo de energia em construções sustentáveis, criação de bens de consumo e obras de arte em design inteligentes pela sua maleabilidade.



Comments are closed