Com plataforma GescorpGO, MPD Engenharia garante maior segurança e sustentabilidade nos canteiros de obras

Com plataforma GescorpGO, MPD Engenharia garante maior segurança e sustentabilidade nos canteiros de obras

Agilidade na coleta de informações e análise de dados permitem à área de Segurança do Trabalho direcionar a comunicação aos colaboradores e prevenir acidentes de forma mais efetiva


A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com 38 anos de atuação no mercado, tem investido continuamente em tecnologia e inovação para otimizar a entrega dos projetos, mas sobretudo para garantir o bem-estar dos colaboradores. Direcionada por essa premissa, a companhia implementou em alguns canteiros de obras o uso da plataforma GescorpGO, que possui entre suas principais funções a inspeção e análise comportamental de segurança do trabalho. Com a avaliação desses dados gerados pelo sistema, é possível direcionar palestras de segurança e Diálogo Diário de Segurança (DDS) de maneira personalizada em cada canteiro, por exemplo, prevenindo possíveis incidentes e diminuindo os impactos das obras no meio-ambiente.

Com o sistema da GescorpGO, informações como má gestão de resíduos, ajustes necessários de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletivas (EPCs), armazenamento errado de ferramentas e equipamentos, entre outros, são reportados de maneira muito mais prática e confiável. A plataforma centraliza e consolida esses dados, gerando relatórios e estatísticas que auxiliam engenheiros e técnicos na prevenção de comportamentos de risco, perda de materiais ou até mesmo nas lesões dos colaboradores. Anteriormente, essa coleta de dados era feita de forma manual, o que levava mais tempo e tornava a análise de casos menos exata.

Entre as diversas funções do aplicativo, é possível fazer uma análise da conduta durante a execução do trabalho na obra. Por exemplo, o engenheiro responsável pode detalhar qual a reação dos colaboradores quando é sinalizado que eles não estão utilizando o EPI de forma correta. Além dessa auditoria comportamental, o sistema da GescorpGO também permite que sejam realizadas inspeções de segurança seguindo os itens das normas regulamentadoras (NRs), e inspeções ambientais que garantem o destino correto dos resíduos da construção, melhorando a organização e limpeza dos canteiros. Com base nessas estatísticas, em parceria com a área de segurança, a companhia consegue direcionar a comunicação de forma personalizada em cada canteiro de obra tornando os comunicados ainda mais efetivos.

“Realizamos a inspeção comportamental desde o final do ano passado, e o uso das informações geradas pelo programa nos auxilia a orientar os colaboradores de maneira efetiva nos procedimentos que precisam ser alterados nos canteiros de obras. Dessa forma, temos mais segurança em nosso dia a dia”, explica Carlos Cristofani, Gerente de Segurança do Trabalho da MPD. “O bem-estar de todos na obra é uma grande preocupação da MPD, e o uso de um sistema que otimiza essa análise de comportamento torna muito mais prática a prevenção de acidentes e impactos à natureza, o que faz toda a diferença”.

Comments are closed