Construtora Barbosa Mello é reconhecida no Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global da ONU

Construtora Barbosa Mello é reconhecida no Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A Construtora Barbosa Mello (CBM) é conhecida no segmento da construção pesada por ser uma das pioneiras no Brasil a ter sistemas de compliance e antissuborno certificado na norma ISO. E justamente por sua política efetiva de governança e por disseminar uma cultura de ética e integridade que a empresa foi reconhecida no Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que aconteceu nesta quinta-feira (16/05).

A premiação reconheceu as empresas, academia e jovens profissionais que trabalharam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram mais de 800 inscritos e uma banca avaliadora independente selecionou 36 finalistas.

A Construtora Barbosa Mello concorreu na categoria Grandes Empresas (Paz), com o Programa de Integridade CBM – Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno (SGCA). A iniciativa visa fomentar a integridade corporativa e ética na CBM, incorporando mecanismos de prevenção e mitigação de riscos e por meio do comprometimento dos stakeholders, além de uma visão sistêmica de requisitos legais e normas internas, principalmente os de antissuborno e anticorrupção.

“Ser um dos destaques do prêmio ODS é o reconhecimento de um trabalho consistente realizado nos últimos anos, com seriedade e dedicação. Construir uma cultura da integridade foi o caminho que encontramos para fazer o certo e multiplicar em nossa cadeia de valor, por meio da parceria com confiança, os princípios éticos e fundamentais a um cenário livre da corrupção”, afirma o gerente de Compliance da CBM, Marcelo Assis.

Até o momento, o Programa de Integridade CBM já envolveu mais de 6.000 pessoas (acionistas, colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais, entre outros) em treinamentos e ações de conscientização, fortalecendo a cultura da ética e integridade, por meio de uma linguagem acessível e prática. Mais de 250 terceiros (fornecedores, parceiros comerciais e instituições do terceiro setor) já passaram pelo processo de avaliação de integridade (due dilligence).

Nessas avaliações, a CBM consulta listas importantes como as disponibilizadas no Portal da Transparência, a Lista de Pessoas Expostas Politicamente, mídias negativas relacionadas a empresa e seus sócios, avaliação de processos judiciais, e faz ainda a comparação de sua base de fornecedores e parceiros comerciais com a Lista Suja do Ministério do Trabalho e Emprego. Acesse aqui o case completo da Construtora Barbosa Mello: pactoglobal.org.br/info-case/20

Os Prêmio ODS aconteceu nesta quinta-feira, 16 de maio, na Casa Natura (Rua Artur de Azevedo, 2.134), em São Paulo.

Comments are closed