Evolução da construção metálica no Brasil

A estrutura metálica se tornou essencial para diversos tipos de construções. Nas décadas de 1980 e 1990, estudos já apontavam para um grande crescimento do setor de aço estrutural no Brasil. E hoje, é possível verificar que esta previsão está se cumprindo, ainda com muito espaço para se desenvolver.

Muito utilizadas há tempos em países como a Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, as estruturas metálicas apresentaram um expressivo crescimento no Brasil, em especial nos últimos 20 anos, envolvendo em sua cadeia produtiva uma ampla gama de indústrias, como a extrativista, fornecedora do minério de ferro, siderúrgica, responsável pelo fornecimento de aço plano, as produtoras de estruturas metálicas, além das indústrias consumidoras finais.

As estruturas metálicas são utilizadas em diversas aplicações e nos mais amplos setores: indústria, construção civil, mineração, siderurgia, Óleo e Gás, naval, agronegócio, entre diversos outros segmentos.

No que se refere aos empreendimentos industriais e comerciais, a utilização dos sistemas estruturais metálicos tem apontado para uma forte tendência, em função do seu acelerado processo de produção e montagem. Mesmo grandes referências arquitetônicas no Brasil já têm adotado as estruturas metálicas em suas construções, como é o caso, por exemplo, da Arena Fonte Nova, na Bahia, um dos estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2014.

Utilização

As estruturas metálicas têm como uma de suas principais características a versatilidade, a sustentabilidade e a rapidez. Na construção civil, por exemplo, a utilização das estruturas pode representar uma redução do tempo de construção em até 40%. E somado à metodologia BIM, é obtida precisão na execução, minimizando retrabalhos de campo e principalmente os chamados “ruídos” entre as disciplinas durante a execução da obra.

Estimativa global

O relatório Estruturas Metálicas Mercado, que estudou o mercado mundial de aço estrutural, avaliou o segmento em 65.350 milhões de dólares no ano de 2020, apontando para um crescimento em até 91.690 milhões de dólares até o final de 2026. A pesquisa é centrada principalmente na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África, categorizando o mercado com base em fabricantes, regiões, tipo e aplicação.

Com sede na região de Volta Redonda, no sul do estado do Rio, a MSA Metalmecânica é especializada em Estruturas Metálicas e possui a experiência de 30 anos de atuação no fornecimento de estruturas metálicas (https://msametalmecanica.com.br/fabricacao-de-estruturas-metalicas/) e metodologia BIM. Experiência que se traduz em eficiência e excelência do planejamento à execução.