FG Empreendimentos busca novas tecnologias para desenvolvimento da construção civil no Brasil

Figurando como uma das maiores construtoras do país, a catarinense FG Empreendimentos é uma das pioneiras em tecnologia construtiva de alta performance. Atuando no mercado de luxo e com foco em empreendimentos altos, a empresa, além de desenvolver o mercado imobiliário e o fomento ao destino onde empreende, também é uma das empresas que mais investe no desenvolvimento de tecnologias e modernizações para a construção civil. Parceira de grandes empresas que também assinam os maiores arranha-céus do mundo, a construtora enviou recentemente três profissionais para uma viagem de atualização.

A equipe da FG Empreendimentos esteve no México, Israel, Holanda e Alemanha. “Com as trocas e novas tecnologias que já estamos implantando, teremos um avanço de 10 anos em 2. E isso não se refletirá apenas nos empreendimentos com assinatura da FG, mas sim irá gerar um salto em todo o mercado e cadeia produtiva”, destaca o presidente da FG, Jean Graciola.

Os engenheiros André Bigarela e Gustavo Simas estiveram no México para conhecer novas tecnologias para elevadores de obra e a importação de tecnologia para utilização de várias gruas em uma única torre. “A utilização de grua já faz parte de nosso processo construtivo — uma realidade que não é bem estruturada no país. A verticalização das habitações exige a utilização de equipamentos adequados a todos os desafios impostos por uma obra, portanto, espaços cada vez mais estreitos e uma necessidade crescente de industrialização da construção civil, fizeram das gruas equipamentos indispensáveis nos canteiros para a movimentação de grandes cargas”, explica o diretor de engenharia da FG, André Bigarella.

As gruas na construção civil conseguem acompanhar o ritmo de crescimento do setor, por trazerem mais eficiência, versatilidade e capacidade de transportar variados materiais, sem ocupar muito espaço no canteiro de obras. “A utilização de gruas agrega segurança e também redução no prazo de execução, o que se reflete em sustentabilidade na obra”, comenta Gustavo Simas. Enquanto no Brasil a utilização das gruas ainda esbarra no fator custo, por serem vistas como geradoras de custo, no exterior é muito comum a utilização, até mesmo na construção de casas e em edifícios mais altos encontramos mais de um equipamento. “Para acelerar ainda mais a execução dos nossos próximos empreendimentos, estamos também trazendo a utilização de múltiplos equipamentos em uma única torre “, completa o engenheiro Gustavo Simas.

Ainda no México os engenheiros brasileiros realizaram um tour pelo segmento hoteleiro para conhecer instalações e tecnologias da experiência do cliente, além de conhecerem o Mitikah La Ciudad Viva, com 68 andares, 267 metros altura e aproximadamente 98.000 m², um empreendimento de múltiplos usos e um dos mais altos do México.

Em Israel, o engenheiro Bigarella foi visitar a fábrica de válvulas redutoras de pressão Bermad. “Esse é um dos principais sistemas de um empreendimento. Assim, fizemos uma atualização técnica sobre válvulas de controle hidráulico, distribuição para zonas de pressão, válvulas redutoras de pressão, aplicações de bomba potável, reservatórios e tanques de armazenamento de água, válvulas redutoras de pressão de proteção contra incêndio e um novo sistema de segurança, de sprinkler, para casa de máquinas”, explicou. Além disso, ele visitou a Torre Azrieli Sarona, com 61 andares, 238,5 metros de altura sendo o edifício mais alto de Israel.

Na passagem pela Holanda e Alemanha os profissionais visitaram a fábrica da Wavin, no Brasil chamada Amanco Wavin, a primeira empresa do mundo a criar tubulação de pressão de PVC, em 1955, em Zwolle, na Holanda. Fornecedora de soluções inovadoras atua nos mercados predial, industrial, infraestrutura e agronegócio em vários continentes e detentora do propósito Construindo Ambientes Saudáveis e Sustentáveis. “Estamos trazendo em primeira mão para América do Sul um novo sistema de tubos e conexões flexíveis para instalações prediais de água quente e água fria, que já é utilizado na Europa e nos EUA e recém-lançado no México. É um sistema que além de trazer maior produtividade para a obra devido ao método prático de instalação, conta com um diferencial que permite ao instalador verificar vazamentos na instalação com maior facilidade através de um aviso sonoro que a conexão emite quando é acidentalmente mal instalada”, explica o engenheiro André Bigarella.

Outro produto que a empresa está trazendo para os empreendimentos é a tubulação de esgoto mais silenciosa, com foco no conforto acústico, menor geração de resíduos durante a instalação e maior produtividade e ganhos diretos e indiretos para a obra, como uma maior resistência e qualidade no projeto. Essa é a primeira solução em PVC criada para reduzir o problema de ruídos nas instalações hidráulicas. “A redução de ruídos com foco no bem-estar é uma das premissas da FG. Essas novas tecnologias já estão sendo implementadas, pois realizamos a revisão de todos os nossos projetos”, completa Bigarella.

Na Alemanha, a gerente de engenharia aplicada, Stéphane Domeneghini, esteve na Wilo, um fabricante europeu de bombas e sistemas de bombas para os setores de tecnologia de construção, água e indústria. “Essa é a empresa que já nos atende na obra do One Tower, nas bombas de pressão. Além de conhecermos suas novas soluções, visitamos um dos edifícios mais inovadores do Wilopark, a fábrica digital 4.0, um complexo de produção de última geração, além de realizarmos trocas com outras empresas com foco em edifícios altos, principalmente com tecnologias para os supertalls, ou seja, prédios com mais de 500 metros de altura”, comenta Domeneghini.

Nesta visita à fábrica, a gerente de engenharia aplicada da FG teve a oportunidade de estreitar contato com a equipe de Desenvolvimento Tecnológico que fará a ponte com a equipe técnica do Ed. Lakhta Center que figura hoje como o edifício mais alto da Europa e que em 2020 foi reconhecido com o Emporis Skyscraper Award, que elege os melhores novos edifícios superaltos do mundo após sua conclusão. Essa ponte foi possível pois parte do sistema de abastecimento desse grande empreendimento contempla soluções da Wilo.

“Outro ponto importante a se destacar na viagem foi o conhecimento adquirido sobre detalhes arquitetônicos e, principalmente, sobre soluções para desenvolvimento das cidades, um novo olhar para as soluções urbanas. Esse é um campo muito avançado na Europa, e que a FG Empreendimentos, desde a sua fundação, vem investindo e participando nas soluções de cidade para Balneário Camboriú, por ter em seu DNA o fomento ao destino e desenvolvido das localidades onde está inserida”, finaliza Stéphane Domeneghini.