Gafisa ultrapassa 400% da meta para implantação de ideias inovadoras

Gafisa ultrapassa 400% da meta para implantação de ideias inovadoras

Plataforma Inova Gafisa recebe ideias de colaboradores para otimizar processos internos; para implementação dos projetos, a empresa conta com uma base de mais de 300 startups mapeadas

A Gafisa fecha 2021 com mais de 177 ideias inseridas pelo time interno na plataforma Inova Gafisa. O número representa 400% da meta traçada na implementação do programa, em abril deste ano. São mais de 80 colaboradores engajados e, do total de ideias sugeridas, 40% estão em fase de estruturação e 20% em fase de experimentação ou a caminho desta etapa.

Entre as ideias já testadas e implementadas pela empresa estão o projeto de uso de drones e acompanhamentos de obras, desenvolvimento de realidade aumentada em alguns empreendimentos, tour virtual interativo, plataforma de acompanhamento físico da obra, solução de QR Code e solução de inteligência imobiliária. “São iniciativas que geram impacto positivo na redução de custo ou ganho operacional relevante”, esclarece Guilherme Benevides, CEO Gafisa Incorporadora e Construtora. Ao todo, a companhia contabiliza economia de R﹩300 mil anualizados e ganho de eficiência de 1,7 mil horas economizadas.

A plataforma é um ambiente na intranet da empresa em que todos os colaboradores têm acesso e podem registrar suas ideias inovadoras. Todas as sugestões são analisadas de acordo com os objetivos estratégicos da companhia. Depois, podem passar por uma experimentação e as ideias aprovadas são submetidas à avaliação de um comitê para implementação definitiva nos processos internos.

Para estimular a participação do time, foram implementadas metas de inovação nas gerências de cada área. Além disso, os colaboradores mais engajados com a iniciativa do Inova Gafisa no mês recebem um Kindle como premiação de seu esforço na jornada de inovação da empresa.

Por meio da plataforma, a companhia busca estimular o envolvimento de todo time, incentivando o empoderamento e a coragem de cada colaborador para pensar em diferentes formas de melhorias, tanto de suas próprias práticas, quanto de outras áreas e do negócio como um todo. “Buscamos trabalhar essa cultura de inovação e excluir a ideia de que ela só diz respeito à tecnologia, mostrando, por exemplo, que otimizar e reduzir o tempo de trabalho, aumentar a produtividade e desburocratizar processos podem surtir um grande efeito para a companhia”, comenta Benevides.

Para transformar as ideais em realidade, a Gafisa conta com uma base constantemente atualizada de mais de 300 startups mapeadas segundo as verticais estratégicas da companhia (Construtechs, Proptechs, Fintechs, Processos Corporativos e ESG) com as quais dividem as oportunidades e possíveis soluções que possam ser atendidas via parceria.

A implementação desta inovação que começa de dentro para fora é resultado da nova cultura organizacional da Gafisa, lançada em 2020. A transformação interna da companhia aponta dois elementos prioritários: as pessoas e a inovação. Em outubro do mesmo ano, a Gafisa contratou a consultoria Elogroup e formou internamente um Comitê de Inovação, responsável por ter um olhar apurado para a plataforma Inova Gafisa.

Resultados de cases já implementados, vindos de ideias postadas no Inova Gafisa:

• Utilização de drones para inspeção de fachadas. Gerou redução de custo de 83% e ganho de eficiência no processo de 93%, além de reduzir o risco da exposição dos colaboradores à atividade de inspeção. Antes, as inspeções de fachada com o método tradicional (alpinismo industrial) duravam cerca de 2 meses. Hoje, com auxílio desta tecnologia, duram 1 dia.

• Implementação de vistas aéreas dos projetos imobiliários e utilização de ferramentas AI para mapear navegação dos clientes no site. Após implementação das vistas aéreas e reposicionamento de imagens no site para maior engajamento, o empreendimento Invert Campo Belo teve mais de 19 mil visitas totais – sendo 13.890 visitantes únicos – no período de 1 mês. A Gafisa também está em fase final do desenvolvimento de uma ferramenta baseada em uma plataforma de videogame para proporcionar ao cliente uma visita interativa, focada no realismo.

• Projetos Nespresso – foram duas ideias implementadas. Uma tem foco em sustentabilidade, dentro da política ESG, e focou na atualização de máquinas de café para ser possível fazer a logística reversa de cápsulas. Em 2 meses foram cerca de 4 mil cápsulas recicladas, auxiliando na renda de famílias que se beneficiam da reciclagem do alumínio e da borra de café como adubo para agricultura familiar. A outra ação Nespresso by Gafisa também é resultado de ideia postada na plataforma e é realizada na sede Gafisa Viver Bem. Consiste no envio de drinks exclusivos para os clientes que optam por participar de uma pesquisa sobre os empreendimentos Gafisa. O projeto piloto resultou no aumento de 38% de adesão dos clientes à pesquisa e no alcance da margem de 91% da base de clientes após a entrega do kit. Os números refletem no fortalecimento do valor Experiência do Cliente.

Comments are closed