Grupo ZAP oferece antecipação da comissão imobiliária, em parceria com a Nexoos

O Grupo ZAP, que possui os maiores portais imobiliários do país, e a Nexoos, a maior fintech de crédito para empresas, autorizada pelo BACEN como Instituição Financeira SEP, passaram a oferecer antecipação da comissão de transações imobiliárias. A operação é feita via “CRATI”, Crédito de Transação Imobiliária, cujo objetivo é antecipar a “CCV”, Comissão de Contrato de Compra e Venda dos imóveis. A operação é realizada por meio de uma plataforma exclusiva, totalmente digital e customizada pela Nexoos, para que Grupo ZAP consiga destravar o capital para as imobiliárias sem a burocracia imposta pelos grandes bancos.

A captação utilizará todas as estruturas de financiamento do marketplace da Nexoos, como Peer to Peer (P2P) e fundos institucionais. O novo serviço já está em teste com um grupo selecionado de imobiliárias, e em breve estará disponível para todos os clientes do grupo. A expectativa é que centenas sejam beneficiadas até o fim do ano.

“É um avanço para o mercado imobiliário, já que as imobiliárias sofrem com a instabilidade de fluxo de caixa. A pandemia reduziu o número de transações, logo esta antecipação vai ajudá-las a anteciparem seus recebíveis, numa operação descomplicada e gerar caixa de curto prazo”, afirma Ernani Assis, VP de Novos Negócios do Grupo ZAP. Com a solução, a expectativa é que o benefício também seja estendido pela imobiliária aos seus corretores, trazendo uma vantagem competitiva para recrutar e reter ainda mais profissionais.

Atualmente, quando o comprador adquire um imóvel e assina o contrato, a imobiliária só recebe sua comissão sobre a venda na entrega das chaves, o que pode levar até seis meses. Por isso, o Grupo ZAP criou, junto com a Nexoos, um produto para oxigenar o fluxo de caixa delas. “Sabemos que geralmente há um um descasamento no fluxo financeiro, que também pode impactar no custo para o cliente final. E, em tempos de pandemia, isso impacta fortemente o caixa destas empresas”, afirma Nicolas Arrellaga, sócio e cofundador da Nexoos.

Agora, com a plataforma, as imobiliárias poderão receber antecipadamente uma parte desses valores antes deste período. Para se beneficiarem do novo produto, elas devem ter faturamento acima de R﹩ 250 mil, mais de um ano de operações no mercado e terem CCVs para antecipar. As taxas de antecipação são customizadas e dependem do risco de crédito de cada imobiliária.

Além da análise de crédito da imobiliária e dos sócios, a Nexoos também avaliará seu fluxo de caixa futuro, como a quantidade de “CCVs” ou de imóveis alugados. Por meio desta análise, será disponibilizado um limite de crédito, que poderá ser solicitado e adquirido com rapidez e sem burocracia. Basta apresentar o contrato de compra e venda.

As operações devem ter valor superior a R$ 5.000,00, com possibilidade de juntar várias CCVs na mesma solicitação para se chegar ao montante. O prazo de pagamento é estruturado de acordo com as datas de recebimento das respectivas comissões.

A solução é, mais uma vez, o compromisso do Grupo ZAP em levar soluções ao ecossistema imobiliário através da inovação de novos produtos de financeiros junto com a Nexoos. Até o final do ano, a expectativa das empresas é que esta nova solução possa antecipar a comissão de centenas de imobiliárias, adiantando mais de R$ 100 milhões.