Housi lança empreendimento da era da tokenização em São Paulo

A Housi avança mais um passo no mercado imobiliário 4.0. Em março, a empresa, que é pioneira mundial em moradia flexível 100% digital, vai lançar um empreendimento em São Paulo cujas unidades adquiridas darão ao investidor um benefício extra: um cashback TOKEN. Quem investir em uma das unidades do ON Jardins Powered By Housi, o primeiro empreendimento Housi conectado à tokenização, vai receber cashback em tokens para iniciar ou compor a sua wallet. A iniciativa revoluciona o segmento, principalmente, em relação aos imóveis para investimento, pelas facilidades que a nova tecnologia proporciona aos investidores. O projeto é em parceria com a Vitacon, incorporadora do empreendimento, e com a Insignia, empresa que tem o objetivo de atender a demanda do mercado de tokenização imobiliária no Brasil.

“O futuro do mercado imobiliário vai migrar para tokenização. É claro que a transição vai ocorrer de maneira gradativa. Mas o fato é que ativos tokenizados otimizam a experiência de vida do investidor em termos de menos burocracia, menos custo, mais liquidez e mais fracionamento. Nesta introdução ao mundo dos tokens, estamos oferecendo uma experiência de vanguarda para o investidor aprender e evoluir conforme a evolução do mercado”, afirma Alexandre Frankel, CEO da Housi.

O token foi desenvolvido internamente pela equipe jurídica e de TI da plataforma, usando como base a tecnologia blockchain, utilizada também nas criptomoedas.  A ideia é oferecer, ao longo do ano, esse produto exclusivo Housi para aquisição de imóveis com segurança e alta tecnologia nos mais de 150 empreendimentos de todo o Brasil que têm a marca Housi. Para que isso aconteça, Frankel também se preocupa em desenvolver uma cultura educacional nas pessoas. A Housi vai promover uma série de palestras e encontros com especialistas que vão ensinar sobre a tokenização e como será o futuro tokenizado.

De acordo com Frankel, a vantagem mais nítida deste produto em relação a investimentos tradicionais é a pulverização do ativo. Ou seja, o investidor pode vender frações do mesmo bem com valores menores, já que cada token representa uma fatia do imóvel.

“Além do aprendizado e de ter esse primeiro contato com universo blockchain, o investidor também terá uma vantagem adicional, pois o cashback token confere outra dimensão ao investimento imobiliário, contribuindo com um desconto nas despesas operacionais do apartamento. Com a tokenização, não é preciso dispor mais de R$ 500 mil para fazer um investimento imobiliário. Qualquer pessoa pode acessar os investimentos anteriormente disponíveis apenas para pessoas com patrimônio estabelecido.  Além disso, estamos rompendo as fronteiras geográficas, já que o proprietário do imóvel pode vender os tokens a qualquer investidor do mundo que tenha uma carteira digital e acesso ao produto. É possível, inclusive, convertê-lo em outros ativos”, explica Frankel.

Para Frankel, a tokenização chega para derrubar algumas verdades do mercado imobiliário, conhecido como ilíquido, burocrático e custoso. “O token consegue eliminar uma série dessas objeções ou dessas questões que ainda são entraves para investimento no setor. O mercado ainda é incipiente em iniciativas assim. A partir do momento em que as pessoas tiverem conhecimento de como funciona, vão querer migrar totalmente para o modelo tokenizado”, acredita o empresário.