Pandemia leva paulistanos para o litoral do estado

Pandemia leva paulistanos para o litoral do estado

fevereiro 17, 2021 Comentários desativados em Pandemia leva paulistanos para o litoral do estado By admin

De cada 100 imóveis procurados no estado, em janeiro do ano passado, pelo aplicativo da Newcore, apenas 17 eram no litoral. Em dezembro, foram 24. Na Capital, demanda caiu de 40 caiu para 29, no mesmo período

Destino tradicionalmente procurado por moradores de São Paulo em fins de semana, feriados e férias, o litoral paulista se tornou o lar definitivo de muitas famílias, em função da pandemia. Levantamento feito pela Newcore, aplicativo que aproxima potenciais compradores a corretores autônomos de imóveis, aponta um intenso deslocamento geográfico na procura e aquisição de moradias nessa região.

Em janeiro do ano passado, de cada 100 imóveis procurados no estado para compra, por meio do aplicativo da Newcore, praticamente 40 eram para moradia na capital, enquanto apenas 17 eram no litoral. Em março, o interesse por moradias na cidade alcançou um pico de 46,2% do total, período marcado pelo quinto corte consecutivo da taxa Selic, fixada em 4,25%, que reduziu as taxas de financiamento imobiliário.

No entanto, março também foi o início da quarentena, das restrições de mobilidade, do isolamento social e da adoção do home office por muitas empresas. Como consequência, o levantamento da Newcore mostra que, ao final de 2020, de cada 100 imóveis, a procura na capital caiu para 29, enquanto para o litoral aumentou para 24, com um pico de 29, em outubro.

Com essa mudança de perfil nas buscas dos compradores, as vendas de imóveis também mudaram de localização. De cada 100 imóveis vendidos através do aplicativo da Newcore, em janeiro passado, 43 eram na capital e 14 no litoral. Em dezembro, apenas 19 eram na cidade de São Paulo, sendo que, na região litorânea do estado, saltou para 28. Em novembro, houve um pico no litoral, com 34 imóveis vendidos de cada 100.

“Percebemos que o modo de buscar imóvel, portanto, de morar, das pessoas já mudou em virtude do que se mostra no novo comportamento de vida e trabalho que não depende – e quem sabe não vá mais depender – de grandes deslocamentos”, aponta Luiz Moraes, CEO da Newcore.

“Essa mudança no perfil de demanda reflete basicamente um dos efeitos do isolamento, que foi a adoção do home office e a necessidade de mais espaço e conforto em casa. Essas mudanças devem deixar um legado daqui para frente, mesmo após o fim da pandemia”, acrescenta Arthur Nasser, COO e co-fundador da Newcore.

Comments are closed