Pandemia movimenta mercado de imóveis de temporada para as festas de final de ano

Pandemia movimenta mercado de imóveis de temporada para as festas de final de ano

Com a proximidade das férias e festas de final de ano e as recomendações de se manter o isolamento social, muitas pessoas estão buscando em chácaras e casas na praia a solução para aproveitar o período e manter o distanciamento, A OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online, realizou uma pesquisa sobre o aluguel de imóveis por temporada no Brasil e as preferências dos locatários.

O levantamento identificou que 80% das pessoas que estão interessadas em alugar um imóvel de temporada nunca o fizeram. Além deste dado mostrar uma nova tendência no setor de locação, também aponta a importância de reforçar medidas de segurança para uma transação segura, garantindo que os planos não sejam frustrados por problemas na negociação.

“Em um ano desafiador como 2020, em que algumas cidades retomam suas estratégias de distanciamento social, os sites e as ferramentas de busca podem ser grandes aliados do consumidor na hora de encontrar o lugar ideal para descansar ou se divertir nas férias”, diz Beatriz Soares, diretora de Qualidade e Segurança da OLX. “Para isso, é importante que as pessoas estejam atentas às dicas de negociação para que tenham uma experiência segura”, reforça Beatriz.

Do total de respondentes que já alugaram imóveis por meio de plataformas online, 41% consideram que sites especializados são o melhor canal para encontrar casa de temporada, já 28% preferem recorrer a indicações de amigos e 14% consideram ainda outros canais.

Com relação à escolha da opção ideal, 32% dos consumidores procuram imóveis que sejam próximos às atrações locais, como praias, cachoeiras e pontos turísticos. Para 27%, o imóvel precisa estar perto de facilidades, como bares, restaurantes e supermercados. Outros 22% dão preferência às opções que tenham piscina.

Para fechar negócio, a localidade é o fator mais relevante para 30% dos usuários, seguidos de preço e fotos da casa, ambos citados por 28% dos entrevistados.

A pesquisa da OLX foi realizada entre os dias 1 e 2 de dezembro e entrevistou mais de 3,3 mil usuários interessados em alugar uma casa de temporada.

Segurança

Na busca pelo imóvel ideal, o consumidor mostrou adotar medidas de segurança para se proteger de golpes durante as negociações. Segundo a pesquisa, 39% das pessoas realizam pagamento somente após ver o imóvel pessoalmente. Em seguida, 32% afirmaram pesquisar o histórico do anunciante e outros 14% disseram desconfiar de ofertas muito baratas ou com condições muito atrativas.

“A melhor prática que o consumidor pode adotar é analisar o anúncio e compará-lo à média do mercado. É importante que tenha cuidado com ofertas muito atrativas, como as que tragam preço abaixo do mercado”, exemplifica a diretora de Qualidade e Segurança da OLX.

Algumas orientações de negociação podem auxiliar quem busca um imóvel em plataformas digitais para alugar por temporada. Confira outras dicas da OLX:

1) Busca – Nesse momento, vale estudar todos os detalhes do anúncio: tipo de imóvel, localização, preço, condições de pagamento, perfil do anunciante, etc. Antes de fechar negócio, pesquise e compare com as ofertas da região, sejam valores de hotéis, pousadas ou outros imóveis. Evite tomar decisões apressadas. Confirme o endereço do anúncio em mapas/satélites online e avalie se o imóvel está de acordo com o anúncio.

2) Negociação – Após o levantamento prévio de informações, vale se certificar se o anunciante é realmente o proprietário. Nesse sentido, evite qualquer negociação com terceiros. Solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU ou comprovante de residência que auxilie na comprovação do real proprietário. Ligue para o condomínio ou para imóveis vizinhos e confirme a veracidade da existência da casa/apartamento e locação (se necessário, busque o telefone na Internet). Solicite o contato de pessoas que já alugaram o imóvel para checar referências do local. Tendo certeza da veracidade das informações, combine uma visita pessoalmente para avaliar as condições do imóvel. Verifique ainda se todos os itens de lazer estão disponíveis para visitantes. Alguns condomínios com churrasqueira, piscina, sauna, salão de jogos e quadras só permitem a utilização pelo dono do apartamento e seus familiares, o que pode se tornar frustrante. Certifique-se também se há equipamentos básicos como fogão, geladeira, chuveiro quente, ar condicionado e outros acessórios importantes. Caso tenha um animal de estimação, confirme se o imóvel que está alugando permite a presença de pets.

3) Pagamento – Procure formalizar um contrato na hora da locação e verifique se os dados condizem com o negociado. Evite realizar pagamento total ou parcial antes de fazer uma verificação sobre as informações anunciadas e confirmar que estão em linha com o que foi descrito pelo anunciante. Combine a entrega das chaves em um local público e com boa circulação de pessoas. Preferencialmente, agende em horário comercial e vá acompanhado de alguém de sua confiança.

Para outras dicas e orientações, os usuários podem acessar a página de Dicas para Negociação da OLX, no link.

Comments are closed