Pesquisa inédita: 4 em cada 10 brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos três anos

Pesquisa inédita: 4 em cada 10 brasileiros pretendem comprar um imóvel nos próximos três anos

Estudo realizado pela EmCasa em parceria com a Brain Inteligência Estratégica levantou principais motivações dos brasileiros na hora de trocar de imóvel

Ter imóvel próprio está nos planos de muitos brasileiros para os próximos três anos. É o que revela a pesquisa inédita realizada pela EmCasa, proptech que combina tecnologia e profissionais contratados e qualificados pela própria empresa para melhorar a experiência de compra e venda de imóveis, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. Os dados apontaram que 42% pretendem comprar um imóvel entre 2021 e 2023. 

Dentro desse quadro, 29% pretendem iniciar a procura por um novo imóvel nos próximos meses, enquanto 13% já iniciaram a busca. Destes, 39% são motivados pelo desejo de sair do aluguel e 20% afirmam querer um imóvel maior.


Aspectos importantes na escolha de um novo imóvel

Quando os entrevistados foram questionados sobre quais os três aspectos mais importantes para a escolha de um imóvel, destacaram-se localização (mencionado por 69%), valor do imóvel (47%) e segurança da região (55%). Ser perto da escola dos filhos foi lembrado por 14% dos entrevistados.

Alguns questionamentos da pesquisa indicam também o que está por trás desse desejo de mudança, principalmente no contexto da pandemia. Perguntados se o contexto da Covid-19 fez com que pensassem em mudar de casa para ver modificada alguma configuração do seu imóvel, 16% responderam que sim. Desses, 58% disseram que cogitaram mudar para um imóvel maior; 11% para um imóvel com mais quartos; 9% para um imóvel com varanda ou quintal; e 9% para um imóvel com mais áreas de lazer.

Os dados também trouxeram ainda outro panorama importante sobre a atual configuração das residências no Brasil. Foi identificado que 59% dos entrevistados possuem casa própria e 31% moram de aluguel, sendo que dos 1.611 entrevistados, 88% moram com pelo menos uma pessoa. Destes, 82% possuem vínculo familiar com as pessoas que moram em seu imóvel, 9% têm vínculo amoroso, 7% afirmam não ter nenhum vínculo e 2% possuem vínculo de amizade.

A pesquisa da EmCasa com a Brain, que teve como objetivo compreender as principais motivações dos brasileiros na hora de trocar de imóvel, ouviu 1.611 pessoas, de todas as regiões do Brasil, de 18 a 65 anos, e de diferentes faixas de renda, no período de  julho de 2021.

Comments are closed