Portal Amigo Construtor oferece ferramenta para cálculo da quantidade de materiais em obras

Tradicionalmente, o mercado da construção civil é conhecido por ser mais analógico e moroso no que diz respeito às inovações. No entanto, soluções tecnológicas vêm se mostrando muito eficientes no segmento, principalmente quando pensamos em redução de custos, gestão da obra e diminuição do desperdício de materiais.

Para apoiar do cliente ao profissional da construção na hora de fazer o cálculo de materiais para orçar uma obra, o Portal Amigo Construtor, da InterCement Brasil, disponibiliza gratuitamente, em sua plataforma, a Calculadora de Materiais, uma ferramenta digital, didática e intuitiva, que foi desenvolvida para colaborar com o profissional na gestão da quantidade de materiais que serão solicitados e/ou orçados para o contratante de seus serviços, no início de construções e reformas. O uso da calculadora é gratuito e tem fácil acesso, pelo link https://portal.amigoconstrutor.com.br/calculadora/.

“A ideia da calculadora é facilitar a vida do profissional, para fazer ou confirmar um cálculo de forma precisa, acerca da quantidade de materiais que serão utilizados em uma obra ou reforma. A ferramenta também proporciona maior segurança ao cliente, que consegue manter o controle de seu orçamento e pode monitorar, de forma precisa, gastos e quantidades solicitadas pelo profissional responsável por sua obra”, ressalta, Amanda Hernandes Soares, Gerente de Marketing da InterCement Brasil.  

Os benefícios de um cálculo preciso na obra

É muito comum ouvir histórias sobre obras ou reformas feitas em casa, em que houve algum tipo de sobra ou falta de materiais. Muitas vezes, o receio da falta de algum item acaba gerando uma compra além do necessário para a conclusão do serviço, o que gera o desperdício de insumos, um dos vilões do canteiro de obras, que afeta diretamente os custos no setor da construção civil. Trata-se de um problema que afeta não só o bolso de quem está construindo, mas também o  meio ambiente. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a Transparency Market Research, o desperdício de materiais na construção civil deve chegar a 2,2 bilhões de toneladas em todo o mundo, até 2025. Empresas como a InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do país, estão constantemente aprimorando seus processos produtivos para reduzir desperdícios e otimizar o uso de matéria-prima, em linha com os conceitos de Indústria 4.0 e Sustentabilidade.

“Entendemos que o desperdício afeta não somente os grandes canteiros de obras, mas, principalmente, os pequenos. É necessário levar ao pequeno construtor e ao profissional autônomo ferramentas que possam ajudá-los a evitar o desperdício e conscientizá-los da importância de seguir e replicar as boas práticas”, reforça Amanda.

O desperdício de materiais na construção impacta diretamente no valor final da obra. Materiais perdidos terão de ser comprados novamente para a execução de uma mesma tarefa. Já a falta de algum item pode atrasar o andamento da construção e, consequentemente, o prazo de entrega do projeto. “Esses são alguns dos problemas que mostram quão fundamental é o cálculo do material que será comprado. Uma obra que desperdiça recursos não é sustentável, é ineficiente e fica mais cara para o contratante”, destaca.

Como funciona a Calculadora de Materiais do Ecossistema Amigo Construtor

O passo a passo para a utilização da calculadora é simples e intuitivo. Ao acessar o portal https://portal.amigoconstrutor.com.br/, o usuário encontra, no canto superior direito, o ícone referente à Calculadora de Materiais. Não é necessário fazer nenhum login ou ser cadastrado na plataforma para acessar o serviço.

Ao clicar em “Calculadora de Materiais”, o usuário será direcionado a uma nova aba, com uma série de opções de materiais que podem ser calculados: assentamento, chapisco, contrapiso, fundação e laje, entre outros. Basta, então, selecionar o item, incluir as informações solicitadas e clicar no botão “Calcular”. O resultado será apresentado logo abaixo, com as quantidades exatas de cada material.