Posso fazer reparos em um imóvel alugado?

Ao alugar um imóvel para moradia, seja apartamento ou casa, muitos inquilinos ficam insatisfeitos por conta da falta de personalidade do local e querem fazer as suas próprias reformas e melhorias. Afinal, reformar um imóvel alugado e morar em um ambiente agradável e que tenha mais a sua cara é muito melhor. Pois é ali que você vai passar boa parte dos seus dias pelos próximos meses.
 

Uma das dúvidas que surgem na cabeça dos moradores é se eles podem reformar um imóvel alugado, que tipo de mudanças são permitidas e como ele deve proceder, seguindo a Lei do Inquilino(8245/91), que regulamenta as relações de locação, compra e venda de imóveis no Brasil. É importante ressaltar que inquilino só pode fazer qualquer reforma ou benfeitoria no imóvel alugado com autorização prévia do proprietário.


“Só se deve reformar um imóvel alugado após combinar tudo o que vai ser alterado com o proprietário — por escrito e documentado, pois assim é evitado problemas futuros. Além disso, recomendo sempre uma vistoria de entrada no imóvel antes de mudar para verificar o estado de conservação de todos os itens essenciais, pois se houver algo a reformar, a responsabilidade pelo custeio dos reparos é do proprietário, que deve entregar o imóvel em bom estado de uso”, explica Ederson Dé Manoel, Head de Marketing, Growth e Sales da Fix, plataforma que oferece diversos serviços de manutenção e reparos com profissionais certificados.
 

O que pode ser reformado sem autorização prévia?
 

Ederson explica que geralmente os contratos de locação pedem apenas que o morador entregue tudo pintado de branco para que seja apresentado ao próximo inquilino, o que não impede que durante a sua permanência no local você dê uma corzinha nos ambientes. Os papéis de parede e adesivos colantes são ótimas opções e também podem ser instalados, porque eles são fáceis de serem retirados depois.
 

A instalação de cortinas, persianas e prateleiras também é permitida, desde que você as retire e cubra os furos com massa corrida e lixe para que a parede fique lisinha novamente depois. Nesse caso, tome cuidado com o local que pretende furar, esteja certo que na região não passe canos da rede hidráulica ou fios da rede elétrica. Dessa forma, você evita acidentes e imprevistos indesejados ao reformar um imóvel alugado.
 

No mais, você pode usar e abusar de uma decoração que tenha a ver com o seu estilo de vida. Assim como em uma composição de móveis e acessórios de casa que enriqueça e encha o seu cantinho de vida. Às vezes até uma boa limpeza pode fazer a diferença nos ambientes. Rejuntes escurecidos, por exemplo, ao ser limpos da forma correta dão vida a pisos e azulejos.
 

O que não é permitido reformar sem autorização prévia?
 

Um exemplo comum de reforma que não é permitida é sair quebrando as paredes, ainda mais se você alugou um apartamento em prédio. Muitas vezes a estrutura do edifício pode ser abalada, por isso, preste bastante atenção e só faça algo desse tipo se você tiver permissão.
 

O piso e o azulejo são dois itens que causam muita insatisfação nos inquilinos, boa parte dos moradores sente a necessidade de trocá-los e isso geralmente não é permitido. Se for uma necessidade e se compensar financeiramente falando, você pode conversar com o proprietário, dependendo do caso há negociações que acabam sendo vantajosas ao inquilino. Sem falar que hoje em dia há ótimas opções de azulejo e piso com bom custo benefício.
 

“Por lei, é de obrigação do morador zelar pelos ambientes e arcar com manutenção e reparos que tenham sido causados por ele. Por exemplo, se você quebrou algum vidro das portas ou janelas, arrastou móveis e trincou o piso ou se perfurou paredes, os consertos serão de responsabilidade única e exclusivamente sua. Os reparos são, então, pequenos consertos. Agora, reformas, como troca de piso, precisam ser debatidas com o dono do imóvel para ver o que será bom para ambos”, finaliza o Head de Marketing, Growth e Sales da Fix.