Quatá Imob aproveita baixa nos preços dos FIIs para crescer com Fundo de Fundos

Quatá Imob aproveita baixa nos preços dos FIIs para crescer com Fundo de Fundos

A gestora de recursos Quatá Investimentos apresenta sua nova unidade de negócios, a Quatá Imob – o novo braço da asset para cuidar da seleção dos melhores ativos imobiliários do mercado de capitais. Neste primeiro momento, a nova unidade tem a missão avaliar boas oportunidades nesse segmento, no papel de uma consultoria especializada, a fim de indicá-los para compor os portfólios dos atuais e novos FIIs sob sua gestão.

Para essa empreitada, a Quatá Imob conta com os sócios Beatriz Degani, Felipe Ribeiro, Marcos Onodera e Nayla Khaznadar. “Cada um contribui com sua experiência específica em análise, negociação, gestão de portfólio, estruturação de recebíveis e outras operações comuns no universo de fundos imobiliários listados em bolsa”, explica Ribeiro, novo Head da área de FIIs.

Além de colaborador na regulamentação dessa indústria no Brasil, Felipe Ribeiro tem passagens pelas instituições: Banco Indusval (desenvolveu o primeiro research de CRI do mercado), Gaia Sec (relação com investidores e gestão de CRIs e CRAs), Fator VRTA11 (um dos mais antigos FII de CRI do mercado, fez diversas melhorias na transparência do FII e também de automação dos processos de gestão), Santander (securitização de ativos internos) e RB Securitizadora (Head da área estruturação). 

A primeira demanda da Quatá Imob será avaliar potenciais candidatos à carteira do Fundo de Fundos Imobiliários, criado pela Quatá Investimentos no ano passado. O FoF chegou a fazer, em junho de 2020, uma oferta restrita ao mercado, alcançando resultados expressivos. 

No mês passado (abril 2021), foram distribuídos  R$0,75/cota, o que representa 9,49% a.a. de dividend yield em relação a cota patrimonial. (O resultado completo  do FoF Quatá Imob em abril segue em anexo).

Neste momento, ocorre uma segunda oferta pública (Follow-On), desta vez, por meio da emissão de mais de 1 milhão de cotas, nos termos da Instrução nº 400 da Comissão de Valores Mobiliários, totalizando um valor aproximado de R$ 100 milhões. A corretora Genial Investidores foi a escolhida para coordenar a oferta do Quatá Imob Fundo de Fundos. Já a administração é feita pela BRL TRUST.

De maneira complementar aos FIIs, a carteira também poderá ser composta de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) em até 30% do seu PL.

As informações completas sobre a constituição do Fundo, seu objetivo, fatores de risco e outros temas estão no Prospecto da Oferta no site da CVM.

Apesar de ser o primeiro fundo de investimento com ativos exclusivamente oriundos do mercado imobiliário, a Quatá Asset acumula mais de 13 anos de experiência na gestão de recursos e operações de securitização no segmento de crédito privado.

A asset mantém sob gestão diversos Fundos de Direitos Creditórios (FIDCs), Fundos de Renda Fixa de Crédito Privado, Fundos Multimercado de Crédito Privado e outros – o que comprova seu conhecimento em ativos de crédito brasileiro.

Comments are closed