QuintoAndar já garantiu o pagamento de mais de R﹩ 200 milhões em aluguéis atrasados desde 2015

QuintoAndar já garantiu o pagamento de mais de R﹩ 200 milhões em aluguéis atrasados desde 2015

O QuintoAndar já pagou mais de R﹩ 200 milhões em aluguéis atrasados a seus proprietários desde que lançou a Proteção QuintoAndar, em 2015. A iniciativa da imobiliária digital assegura que os donos de imóveis recebem os valores dos aluguéis em dia mesmo quando os inquilinos atrasam ou não realizam o pagamento, além de arcar com danos ao imóvel que não tenham sido reparados. O programa da companhia, que tem mais de R﹩ 30 bilhões em ativos sob gestão, já beneficiou quase 20 mil proprietários nas cidades que atua.

Em média, o proprietário no Brasil tem entre um e dois imóveis de aluguel, de onde tira parte substancial de seu sustento, o que torna a regularidade de pagamentos tão importante. A Proteção QuintoAndar também ajuda a aumentar o retorno para o proprietário, uma vez que, ao eliminar vários custos para o inquilino, permite precificar melhor o aluguel e contribui para reduzir a vacância do imóvel, além de eliminar potenciais perdas com reparos.

“Esse foi um dos diferenciais que pensamos desde o começo do QuintoAndar e, agora mais do que nunca, fica claro que foi uma aposta acertada”, diz Gabriel Braga, co-fundador e CEO do QuintoAndar. “A maioria dos proprietários depende diretamente da renda do aluguel para se manter, por isso é tão relevante que recebam em dia, saibam que seu imóvel está protegido e, na hora de voltar a alugar, que tudo será mais rápido.”

A Proteção QuintoAndar é fruto do modelo inovador da companhia, todo criado internamente e pioneiro no mundo. Ao eliminar o custo para inquilinos e se comprometer com o proprietário a cumprir com as obrigações dos inquilinos em 100% dos contratos de locação, a companhia atrai os melhores clientes e evita a seleção adversa. Esse é um dos principais problemas do modelo tradicional, que acaba inflando o custo das garantias para todos. O modelo se baseia na metodologia de análise de crédito criada pelo QuintoAndar que permite a eficiente gestão da inadimplência, alavancada por ferramentas de Big Data e Inteligência Artificial, e que elimina custos que não geram valor para os clientes. Dessa forma, o QuintoAndar oferece para seus clientes o que nenhum outra empresa consegue.

Além disso, o QuintoAndar também conta com um seguro guarda-chuva, de quase R﹩ 1 bilhão, que protege seu negócio de situações atípicas e permite que a companhia cumpra todos os seus compromissos – apólice que, até hoje, nunca precisou ser acionada.

O sucesso do modelo é medido pelos resultados do QuintoAndar, que tem uma das taxas de inadimplência mais baixas do mercado, mesmo fechando mais de 20 vezes mais contratos de locação por mês que os concorrentes mais próximos. Hoje a companhia já tem a maior carteira de locação residencial do país e já atraiu mais de R﹩ 1,5 bilhão em investimentos de alguns dos maiores e mais respeitados fundos do mundo.

“Nossa ideia sempre foi acabar com a burocracia, ajudando tanto inquilinos quanto proprietários: um a encontrar o melhor lugar para morar e o outro a ter a tranquilidade que vai receber o aluguel certinho”, diz Gabriel. “É um conceito que não existia, a equação ficava desequilibrada para um ou para outro lado. A gente equilibrou o jogo, mas não paramos por aí. Olhamos sempre para melhorar essa e encontrar outras alternativas.”

Comments are closed