RICS e Construtivo intensificam prática do BIM

RICS e Construtivo intensificam prática do BIM

Ainda que o setor de construção civil tenha sido classificado como um serviço essencial diante à pandemia do Coronavírus, as atividades tiveram de ser reorganizadas a fim de manter as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de cumprir o cronograma das obras.

Uma das tecnologias que permite visualizar e adaptar rapidamente o plano e as estratégias de trabalho no setor de construção é o BIM (Building Information Modeling). A ferramenta integra, em um modelo 3D, todas as áreas envolvidas no projeto, como engenheiros e arquitetos, colaboradores em campo, fornecedores, construtoras etc, reunindo informações de cada etapa da obra.

Desta forma, se torna possível reorganizar os projetos de forma ágil e sem a necessidade de reuniões físicas, permitindo prevenir a incompatibilidade de projetos e, com isso, melhorar o orçamento e garantir a transparência e o engajamento  dos níveis de processos.

Para intensificar essa prática no mercado, a RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), instituição global especializada na formação de profissionais e aplicação de padrões nos mercados de terras, imóveis, construção e infraestrutura, promove, no dia 16 de junho, um workshop on-line sobre BIM  sob a orientação de Marcus Granadeiro, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e CEO do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA de engenharia.

“A pandemia do Coronavírus reforçou que os velhos modelos de trabalho, em todos os setores, devem ser substituídos por recursos digitais que tragam mais eficiência aos processos. Há pelo menos cinco anos, nossa parceria com o RICS vem fomentando a prática do BIM no Brasil e, agora, diante deste momento atípico, nosso intuito é reforçar essa mentalidade para o setor se preparar para a retomada”, explica Granadeiro

O curso sobre gestão e implementação de BIM tem como objetivo abordar os principais conceitos e aplicações sob a ótica de processos, pessoas e tecnologia. Ao final do programa, os participantes deverão ser capazes de compreender o conceito de BIM a partir de uma perspectiva multidisciplinar, entender a sua aplicação prática, seus benefícios e desafios, adquirir conhecimento sobre planos de execução e modelos de maturidade em BIM, assim como conhecer algumas das melhores práticas utilizadas pelo governo do Reino Unido e os principais documentos de suporte ao modelo.

Embora haja atraso na implantação do BIM, essa é uma das metas do governo por meio da Estratégia BIM-BR, que foi promulgada pelo Decreto Federal 9.377 em 17 de maio de 2018, e tem como foco ampliar em dez vezes a utilização da metodologia no Brasil, de forma que 50% do PIB da construção civil adote a metodologia até 2024.

A essa estratégia, soma-se o Decreto Federal 10.306, de 02 de abril de 2020, que estabelece a implementação gradual do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

RICS Workshop – BIM (Building Information Modeling)

Data e Hora: 16 de junho, das 14 às 16h

Valor: R$250 – R$280

Incrições: https://bit.ly/300gw9N

Mais informações: Christian Leite

11 98544-6428

cleite@rics.org

Comments are closed