STECK investe em automação residencial com soluções que possibilitam a acessibilidade

STECK investe em automação residencial com soluções que possibilitam a acessibilidade

STECK, líder no fornecimento de materiais elétricos, investe em automação residencial com soluções que possibilitam acessibilidade. 

De acordo com Nayara Diniz, gerente de Produtos da STECK, a automação tem diversos níveis. “Antigamente era necessário mudar a estrutura da residência, passar um cabeamento, mas hoje com a evolução da tecnologia e a entrada de players estratégicos, como a Amazon Alexa, o Google Assistant, essa automação foi facilitada.”

A especialista afirma, ainda, que atualmente é possível começar controlando apenas a iluminação da casa, o que não é necessariamente uma automação, porque trata-se apenas de um dispositivo ou, por exemplo, instalar uma fechadura em que toda vez que a porta se abre a luz liga automaticamente. “Aí já é uma automação sincronizada porque há dois dispositivos atuando de acordo com a rotina do usuário, trabalhando em conjunto”, explica Nayara. 

Entre os principais benefícios da automação residencial, o destaque é fazer com que os dispositivos trabalhem pelo consumidor e facilitem o seu dia a dia. É possível fazer diversas adaptações por meio de uma automação. 

Como exemplos de facilidade e comodidade é possível citar algumas automações: uma pessoa com dificuldade de locomoção, pode realizar o comando para acender ou apagar a luz sem levantar da cama ou da cadeira de rodas por meio do aplicativo da Smarteck® ou dos assistentes de voz; ou 

se uma pessoa é surda, ela pode programar para que a iluminação mude de cor toda vez que tocarem a campainha; já se for o caso de uma pessoa cega e ela precisa saber se há algum eletrodoméstico ligado ou desligado, ela pode confirmar acionando um plugue por voz. 

Foi pensando em facilitar o dia a dia das pessoas, que a STECK criou a linha Smarteck, que contempla soluções inteligentes para iluminação (lâmpadas), segurança (fechadura) e instalações elétricas (interruptores externos e internos e plugue/tomada). Uma vez conectados, os usuários interagem remotamente com os dispositivos por meio de um aplicativo, que foi desenvolvido totalmente em português e está disponível para download no Google Play e na Apple Store para uso nos sistemas Android (Google) e iOS (Apple).

“Tecnologia boa é tecnologia fácil. Então se ela vai facilitar a vida de uma pessoa com deficiência, vai facilitar a vida de todo mundo. Por isso a STECK desenvolveu uma linha que beneficia esse público”, conta Nayara. 

Programa Facilitando

Recentemente a STECK anunciou parceria com o projeto Acessibiliza SP, canal da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo que promove a acessibilidade e a inclusão como vetores da cidadania. A iniciativa inclui um programa, o Facilitando, em que serão apresentados produtos da linha Smarteck®, que facilitam a vida das pessoas, principalmente daquelas que necessitam ainda mais de praticidade no seu dia a dia. Além disso, o programa conta com a participação da triatleta paraolímpica, Jéssica Messali, o canal Avós da Razão e as influenciadoras Ketly Vieira (Acessibilidade Tô de Olho) e Isa Meirelles. 

“O principal diferencial dos produtos da STECK é a linguagem, que é simples para o usuário final, além de termos disponível um mix completo de soluções que interligam os produtos, possibilitando a automação por meio do nosso aplicativo. Então tudo isso é para tornar o produto acessível para o usuário final”, finaliza Nayara. 

Comments are closed