Suvinil lança nova edição de seu programa de aceleração de startups, o Fora da Lata

Suvinil lança nova edição de seu programa de aceleração de startups, o Fora da Lata

A Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, anuncia nova edição do seu programa de aceleração de startups, o Fora da Lata, criado em parceria com a Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. O projeto, que alcançou sucesso desde sua primeira edição, chega em 2022 com mudanças significativas e soluções que podem contribuir ainda mais com a mudança da cultura interna dos colaboradores Suvinil, e atuação junto ao ecossistema das startups, ressaltando a inovação e geração de novas conexões, pilares presentes e atuantes no DNA da marca.
 

Para esta edição, Suvinil Fora da Lata — que terá duração inicial de seis meses – ganha uma nova roupagem e passa a contar com três novas frentes de atuação, em um movimento que colabora com a expansão do trabalho para outras áreas, aumentando a integração e engajamento da fabricante com startups e ampliando parcerias para apoiar sua nova estratégia de inovação.
 

“Com o programa, além da geração de negócios, um outro objetivo que temos é de reforçar uma cultura de inovação em nossa marca, por meio do engajamento com as startups. Neste quarto ciclo, a maturidade que atingimos fez com que ficássemos confortáveis para ampliar as experiências em outras áreas e, por isso, desmembramos

o programa em três frentes”, explica Maria Carolina Greenblat, Gerente Sênior de Insights e Inovação na Suvinil.

Novas frentes de atuação

Dando abertura a sua nova versão, a primeira frente de atuação nomeada como Fora da Lata Tech, é o programa original em sua essência, que continua trazendo Liga Ventures comoparceira. Essa divisão mantém o foco em tecnologia, apoiando os processos internos da marca de tintas.

“Programas como o Fora da Lata Tech são uma ótima oportunidade para que as startups apresentem suas ideias e realizem trocas enriquecedoras com diversos agentes importantes do ecossistema de inovação. Ao longo dos últimos anos, a Liga já ajudou a acelerar mais de 400 startups e atuou ao lado de grandes corporações, como a Suvinil, em mais de 500 projetos. Ficamos muito felizes em poder realizar mais uma edição do programa com uma parceira que leva a sério a missão de fomentar a inovação no país”, afirma Rogério Tamassia, cofundador da liga.

Suvinil estreia também o Fora da Lata Intra, programa que tem como objetivo convidar o colaborador para a experimentação, por meio de metodologias ágeis, mentorias e ferramentas na criação de soluções inovadoras. A parceira escolhida para essa vertente é a comunidade de criatividade Gravidade Zero.

E como terceiro e último viés de atuação, a marca lança Fora da Lata Lab, em que parceiros são executivos da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, que vão trabalhar em desafios de construção de produto, com expertise externa, otimização de tempo e recursos. Aqui, o objetivo principal é auxiliar no projeto, e para isso, a Suvinil conta com o apoio da The Bakery, consultoria de inovação corporativa.

Durante os meses de aceleração, as startups selecionadas contarão com mentorias de profissionais BASF e Suvinil, além do apoio e orientação da Liga Ventures, que conta com grande expertise no cenário de inovação. “Em edições anteriores já foram trabalhados temas relacionados a Novos Negócios, Economia Circular, Vendas, Inteligência de Mercado, Pricing, Supply Chain, Produção e Logística. Do último ciclo, duas soluções tiveram pilotos bem-sucedidos com uso de internet das coisas para digitalização e monitoramento do processo logístico em uma das fábricas, já contratado pela área fim, e inteligência artificial usado para criação de sistema preditivo de vendas. O que nos mostra um time cada vez mais engajado e maduro em processos de inovação aberta, trazendo mais velocidade para os projetos serem implementados”, diz Juliana Alencar, consultora de Inovação Aberta da Suvinil.

Suvinil Fora da Lata e a Inovação por meio da história

Lançado em 2019, o Fora da Lata recebeu mais de mil inscrições e acelerou 11 startups, como é o caso da InovaHouse3D – uma das selecionadas em 2021. Fundada em 2015 por Juliana Martinelli, a startup teve como missão o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de resolver os principais problemas de habitação do Brasil. Hoje, seis anos depois de iniciar esse movimento, a empresa é responsável pela primeira impressora 3D para construção da América Latina.

Outra iniciativa de sucesso advinda do programa foi o projeto de logística reversa acelerado com a startup Residuall. O desafio foi lançado na primeira edição do programa, e testado em São Paulo e Belo Horizonte. Hoje, conta com dezenas de pontos na iniciativa, na qual lojistas recebem embalagens com sobras de tintas que são retiradas por um operador logístico, e destinadas a coleta e triagem. As embalagens são encaminhadas para reciclagem e as tintas recebem o destino correto de reaproveitamento, descarte ou mesmo doação.

De olho no futuro, a Suvinil não descarta outras evoluções na estratégia de seu programa. Se tratando de um cronograma vivo e de uma marca com atuações e objetivos que acompanham as necessidades do setor, consumo e sociedade como um todo, seus especialistas reforçam que o mindset do Fora da Lata se manterá em constante reinvenção e acompanhando as evoluções do mercado.

Para saber mais sobre o programa de aceleração, detalhes das inscrições e cronograma, acesse o site do Suvinil Fora da Lata.

Comments are closed