Tinta para pintar casa: o que saber antes de comprar?

Tinta para pintar casa: o que saber antes de comprar?

Com o aumento de casos de coronavírus no Brasil, muita gente tem ficado em casa para se proteger e evitar a propagação da contaminação. Há também quem resolveu aproveitar o tempo para mudar o visual da casa e renovar a pintura dos ambientes. Mas como escolher a tinta certa?

Antes de comprar, é importante saber direitinho o local em que será feita a aplicação. Isso porque a tinta para casa não deve ser escolhida só para estética e decoração, mas também para proteção. No mercado, há opções de diversos tipos e preços, divididas em categorias premium, standard e econômica. Cada tipo de tinta para casa tem suas características, então é preciso ficar atento na hora da compra para ter certeza se é o tipo que está buscando.

As tintas acrílicas são indicadas para proteção e decoração de superfícies de reboco, concreto, gesso, massa acrílica, massa corrida, texturas e fibrocimento. Os tipos premium e standard são indicados para ambientes externos e internos e a econômica apenas para ambientes internos. É importante destacar também que existem tintas específicas para piso, telhado, madeiras e metais.

Veja algumas dicas da Anjo Tintas para a pintura da casa:

Dica 1: As tintas premium são mais caras, mas possuem maior valor agregado, otimizam tempo de trabalho, a durabilidade é maior que os outros tipos de tinta para casa e dão mais cobertura. Então, se quiser que o trabalho fique pronto mais rápido e o prazo de durabilidade da pintura seja maior (em anos), a sugestão é investir neste tipo. Enquanto isso, as tintas standard têm uma resistência menor porque, apesar de ter a mesma indicação, ela tem menor durabilidade. E a tinta econômica é recomendada apenas para o interior porque não tem propriedades para uma exposição externa, além de sua durabilidade ser mais curta que as outras e normalmente precisar de um número maior de demãos para finalizar a pintura.

Dica 2: Ao decidir o tipo de tinta que será comprado, escolha também a marca da tinta e compre todos os produtos que serão utilizados no processo de pintura desta mesma marca, eliminando o risco de incompatibilidade dos produtos.

Dica 3: Saiba exatamente o espaço que será pintado em metros quadrados e faça o cálculo de quanto produto irá precisar. Compre a quantidade total da tinta para casa de uma só vez, já que tintas de lotes diferentes podem sofrer pequenas alterações na tonalidade, comprometendo o resultado final.

Dica 4: Se escolheu uma tinta para casa premium, tem mais duas decisões a tomar sobre o tipo de acabamento. As tintas premium podem ser divididas em alto rendimento e normal. Além disso, você precisa escolher se prefere o acabamento brilho, semibrilho, acetinado ou fosco. Com estas dicas simples você poderá eliminar alguns problemas que poderiam acontecer por falta de conhecimento sobre os produtos. Por isso, defina seus objetivos, avalie seu orçamento e escolha a tinta para casa que mais se enquadra em seu perfil, assim você já saberá qual resultado esperar.
Comments are closed