Urbplan triplica vendas de lotes e já estuda lançamento de novos projetos de urbanização em 2020

Urbplan triplica vendas de lotes e já estuda lançamento de novos projetos de urbanização em 2020

A Urbplan Desenvolvimento S.A., uma das empresas líderes do setor de loteamento e desenvolvimento urbano do país, vem cumprindo com sucesso o plano de reestruturação de suas operações e já trabalha com a perspectiva de retomar lançamento de lotes a partir de 2020. Desde o final do ano passado, a empresa, que entrou com pedido de Recuperação Judicial em outubro de 2018, vem operando com a marca “Tua Terra”, e adotado uma nova política comercial e de relacionamento com os clientes.

Com um total de 7 mil lotes em sua carteira, a “Tua Terra” vem batendo recorde de novas vendas – mais de 100 unidades/mês – volume três vezes superior ao realizado em 2016.
Segundo Nelson Bastos, sócio-diretor da IVIX Value Creation, consultoria responsável pela gestão da Urbplan, a companhia tem conseguido aumentar a taxa de retenção dos clientes. Essa reversão é resultado da concessão de novas condições de pagamentos e taxas de juros mais atraentes: 6% ao ano mais correção monetária. Além disso, tem oferecido descontos nos pagamentos à vista e comercializa unidades em 24 meses sem juros.

Essa estratégia permitiu a diminuição do número de pedidos de distrato em mais de 50%. Enquanto em 2016 um total 751 de contratos foram desfeitos, sendo mantida a mesma tendência no ano seguinte (721), em 2018 as rescisões caíram para 385.

“As nossas projeções são de que esse número deverá diminuir ainda mais este ano, pois os nossos clientes estão mais confiantes. Estamos otimistas e acreditamos que será possível antecipar os lançamentos já para 2020, pois o mercado dá sinais positivos de retomada”, assinala Nelson Bastos. 
Todos os 71 empreendimentos da Urbplan estão com suas obras concluídas e apenas dois ainda não possuem o Termo de Vistoria de Obra (TVO). Na realidade, tratam-se de pendências com terceiros. A conclusão de todas essas obras é consequência de um trabalho intenso da equipe formada por 75 colaboradores da companhia e do investimento de mais de 110 milhões desde que a IVIX assumiu a gestão da urbanizadora.

A empresa tem cumprido todos os requisitos do processo de Recuperação Judicial e está rigorosamente em dia com as obrigações trabalhistas, seja em relação ao quadro atual de funcionários como os que foram demitidos.

Recentemente, a liminar na Justiça que suspendia a autorização para que a Urbplan pudesse apresentar seu plano de recuperação para os credores foi derrubada. A empresa acredita que a aprovação de seu plano pela Assembleia Geral dos Credores (AGC) deverá ocorrer no mês de junho, contando com a aprovação maciça de seus clientes e a provável composição com parte de seus oito credores financeiros. Outro fato relevante foi a decisão do juiz Thiago Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, ter indeferido pedido de falência formulado pelo Ministério Público.

“Diante do sucesso das vendas nos últimos meses e, na medida que o plano de recuperação seja aprovado, a marca “Tua Terra” poderá avançar nos estudos com parceiros potenciais para iniciar novos empreendimentos, na gestão de implantação de loteamentos e dos projetos de sucesso já implantados”, afirma Nelson Bastos.

Comments are closed