Veja como reduzir a emissão de VOC's nas obras

Veja como reduzir a emissão de VOC’s nas obras

Reconhecendo que as mudanças do clima são reflexo do aumento da poluição, a Sto, líder mundial em sistemas de revestimentos de fachadas com isolamento térmico, desenvolve produtos para a construção civil que diminuem o impacto no ambiente, como a redução da emissão de VOC’s (sigla em inglês traduzida como Composto Orgânico Volátil ou COV), presente nos materiais de construção.

Praticamente todas as linhas de produtos da Sto Brasil têm níveis reduzidos de VOC’s , sobretudo as linhas de tintas imobiliárias que atendem a NBR 15079, disponíveis em diversas cores. Além das texturas de alto desempenho, desenvolvidas com resina acrílica 100%, aumentando consideravelmente a resistência contra desbotamento, aparecimento de trincas e fissuras e garantindo permeabilidade ao vapor, como o Stolit e o StoSilco Lit.

São mais de 247 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono reduzidas pela Sto Corp, desde 1965, graças à tecnologia para limitar o impacto ambiental.

Saiba mais sobre o VOC’s
São substancias que possuem temperatura de ebulição superior a 250°C quando em pressão atmosférica. Muita estão presentes nos solventes de tintas e vernizes. Sua emissão pode fazer mal à saúde de quem manuseia o material, além de causar danos ao meio ambiente. Por esse motivo, além de classificar, a legislação atual (2013) contempla a redução de COV neste setor.

A difusão destes compostos na camada de ozônio, liberados através da utilização de tintas e solventes, representa 5% de sua totalidade. As principais fontes vêm da poluição por veículos e grandes rebanhos. Segundo a pesquisadora Sandra Souza do o Instituto de Tecnologia e Pesquisa de São Paulo (IPT), para cada material, existe um teor de compostos orgânicos voláteis que se encaixam as normas técnicas exigidas. “Os COV’s atacam principalmente a camada de ozônio, por isso a importância de se limitar sua utilização, principalmente na construção civil”, explica. E complementa: “tintas a base de água são a melhor escolha para as obras internas e externas”.

Dentre as principais vantagens das tintas base água estão: produto não tóxico, baixo índice de VOC, permeabilidade ao vapor, resistência contra o acúmulo de sujeira, bolor e algas. Devido à sua formulação e vantagens, pode ser aplicado em áreas internas ou externas, onde faz muito calor ou frio, além de regiões litorâneas com incidência da maresia.

Comments are closed