Vitacon assina primeira escritura online

Vitacon assina primeira escritura online

O Brasil tem voltado os olhos para a redução da burocracia nos negócios. E muito se tem feito para melhorar o processo de aquisição de imóveis, que até agora, exigia a presença física do comprador e do vendedor, para que se pudesse lavrar a escritura de compra e venda do imóvel perante um tabelião, profissional do direito com atribuição de formalização do negócio jurídico. 


Foi aprovada pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, a pedido do Colégio Notarial, a formalização de negócios jurídicos de forma totalmente remota. Um grande passo para desburocratização no processo de compra imobiliária. 


Além de facilitar a vida dos envolvidos, dando praticidade e comodidade, esse provimento marca uma transformação digital no setor e vai permitir uma atuação com mais eficiência, agilidade e transparência.

Para construtoras e imobiliárias será um divisor de águas e um grande avanço para os cartórios. Para Rodrigo Dinamarco, tabelião do Cartório Dinamarco – “o momento que estamos vivendo com a quarentena e a Pandemia nos trouxe uma nova realidade. Quase num piscar de olhos tivemos que nos adequar e repensar os nossos processos, usando a tecnologia como grande aliada. Evoluir digitalmente é eficiente e poderoso. Estamos escrevendo uma nova página no setor notarial do Brasil” – orgulha-se o tabelião. 


Como exemplo dessa mudança, a Vitacon incorporadora em parceria com o Cartório Dinamarco é a primeira incorporadora a usar esse provimento e assinar uma escritura de “compra e venda” de modo 100% digital no Estado de São Paulo. 


É uma evolução importante e muito esperada pela Incorporadora, que realizará seu processo de modo 100% digital, desde os stands virtuais que o cliente pode acessar no site, até a venda efetiva do imóvel, passando pela assinatura de contrato e agora, atingindo a fase de lavratura da escritura de forma on-line, por meio de videoconferência e assinatura digital. “A virada que a tecnologia traz para o setor é uma mudança de paradigma: saem o papel, o carimbo e a burocracia, entram o bom senso, a eficiência e a assinatura digital. Definitivamente é uma novidade que veio para ficar”, afirma Alexandre Frankel – CEO da Vitacon. 


Alexandre enaltece os efeitos decorrentes da tecnologia – “as ferramentas tecnológicas estão sendo produzidas e consumidas por uma geração que não olha para trás, não liga para rótulos, concepções e não está preocupada com processos intocáveis, burocráticos” – finaliza o CEO. 

Comments are closed