Vitacon investe em nova metodologia para acelerar crescimento em 2021

Vitacon investe em nova metodologia para acelerar crescimento em 2021

A Vitacon, incorporadora que trabalha com o propósito de reinventar a cidade, está promovendo mudanças estruturais nos processos internos da empresa, para acelerar o seu crescimento em 2021. A empresa é hoje a primeira incorporadora imobiliária do Brasil a adotar a metodologia Agile, que visa determinar que os projetos da empresa sejam realizados de forma mais rápida e com KPIs mais claros e atingíveis. 

Sob a liderança do CEO Ariel Frankel, um grupo de trinta gestores de todos os setores da companhia está construindo, de forma colaborativa, um novo modelo de negócios que será cascateado para todos os colaboradores. Com isso a Vitacon espera alcançar crescimento na satisfação de clientes, engajamento dos colaboradores, satisfação no pós venda, inovação da marca e entrega de rentabilidade. 

Para construir seus objetivos estratégicos de 2021, com a definição de métricas de sucesso que devem ser seguidas por todos os colaboradores, a empresa contratou a consultoria K21, que realiza um trabalho pautado no Manifesto para o Desenvolvimento Ágil. Criado em 2001, o documento traz um conjunto de princípios que orienta a mudança do ambiente corporativo, garantindo que os profissionais entreguem resultados em prazos menores e de forma eficiente, sem comprometer a qualidade dos processos. 

“Nosso objetivo é melhorar a nossa performance enquanto time, gerando resultados ainda melhores e reforçando nossa presença como empresa disruptiva no mercado imobiliário. Mas além disso,  também queremos fortalecer o sentimento entre os nossos colaboradores de que somos uma empresa inovadora, que realiza ações inovadoras tal qual grandes companhias, como o Google”, explica Ariel Frankel. 

Entre as ações que vêm sendo aplicadas está a criação de grupos específicos para determinar os projetos de cada área. Durante quatro dias, um grupo de dez gestores se reuniu com o objetivo de expandir os negócios da Vitacon, por meio de multiplicadores e parcerias para a criação de canais de venda e negócios por todo o país. O método aplicado foi inspirado no livro Sprint, de Jake Knapp, que utiliza dinâmicas para estimular o pensamento “fora da caixa”, testar e aplicar novas ideias em um curto período de tempo. 

Outra iniciativa nesse sentido foi estimular um grupo de trabalho a focar sua atenção na previsibilidade de lançamentos em 2021, envolvendo as áreas de Incorporação, Vendas e Marketing. “Desta forma, os profissionais conseguem acompanhar de perto as previsões de entrega dos empreendimentos, garantindo essa celeridade que buscamos para escalar nosso negócio. Hoje em dia, satisfação de cliente, reputação, NPS se transformam em rentabilidade, índice de recompra e crescimento”, afirma o CEO da Vitacon. 

Relacionamento com clientes 

Melhorar ainda mais o relacionamento com os clientes é uma das premissas da Vitacon em 2021. Para isso, um grupo de trabalho ágil focou na centralidade do cliente, entrando a fundo nas jornadas de compra e propondo diversos planos de ações e ajustes nos processos. 

Nesse quesito, a incorporadora imobiliária lançou, em fevereiro, uma pesquisa utilizando a metodologia NPS Global para 3,4 mil clientes. NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica desenvolvida em 2003 para medir os níveis de lealdade dos clientes por meio de pesquisa quanti-qualitativa.  

Os vizinhos dos imóveis construídos pela Vitacon também foram contemplados no plano. Com o objetivo de conquistar mais proximidade com essas pessoas, a incorporadora buscou maneiras de minimizar os inconvenientes causados pelas obras, especialmente em relação ao barulho. “Procuramos minimizar as ‘dores’ da vizinhança, considerando principalmente que, com a pandemia, as pessoas passaram a trabalhar mais de casa. Queremos construir um relacionamento harmônico e gerar o mínimo de reclamações possível”, afirma Frankel.

Balanço 2020

Em 2020, a Vitacon alcançou R$1,35 bilhão no VGV (Valor Geral de Vendas). Para alcançar este resultado, a empresa apostou em multicanais de atendimento para fortalecer a experiência do consumidor. Com ampla presença digital, a companhia registrou 76% de vendas online, sendo que 60% dos compradores nunca visitaram um stand de vendas para efetuar a compra. Ao mesmo tempo, disponibilizou um espaço físico, em São Paulo, para fomentar a experiência de marca e o relacionamento com o cliente.

O digital tornou-se peça fundamental na estratégia da marca. O tráfego orgânico do site registrou um aumento de 44% na quantidade de novos usuários. Além disso, a interação para compra online via chat e WhatsApp cresceu 15% entre março e novembro de 2020, quando comparado ao mesmo período de 2019. 

Comments are closed